Os usuários que adquirem um dos CALs do Microsoft SQL Server 2012 ganham acesso a uma solução de software madura e poderosa. Através de um desenvolvimento consistente ao longo dos anos, estas edições do sistema de gestão de bases de dados relacionais estão livres de todos os problemas iniciais e, ao mesmo tempo, extremamente fáceis de utilizar.
CALs do Microsoft SQL Server 2012: As características centrais da solução de software
- Ligação estreita com o Azure
- Otimização do desempenho em quase todas as áreas
- Operação simplificada
- Melhoria da interface de programação do T-SQL
- "Sempre ligado" como solução para emergências e alta disponibilidade
- Recursos de segurança abrangentes, como opções de criptografia
Os CALs do Microsoft SQL Server 2012 foram codinomeados "Denali" durante a fase de desenvolvimento e foram finalmente apresentados ao público em março de 2012. Ficou claro desde o início que eram de esperar inúmeras inovações. Com o Azure, a Microsoft tinha construído a sua própria estrutura de nuvens, que já tinha sido introduzida na versão predecessora directa "SQL Azure", mas que ainda não era totalmente convincente aqui. Além disso, muitas funções ainda se originaram do SQL Server 2008 e eram muito empoeiradas. Todo o sistema teve de ser modernizado de forma abrangente.
Novas edições para o SQL Server 2012
Os desenvolvedores fizeram exatamente isso. Algumas das modernizações já podem ser reconhecidas visualmente pelos nomes. Os usuários que comprarem um dos CALs do Microsoft SQL Server 2012, por exemplo, não podem mais optar por uma Edição do Datacenter. Esta foi renomeada "Enterprise" e equipada com inúmeras funções para o dia-a-dia dos negócios. A nova edição "Business Intelligence", destinada às pequenas e médias empresas, bem como aos trabalhadores independentes, passou para a posição intermédia entre "Standard" e "Enterprise".
As inovações mais importantes
Os CALs do Microsoft SQL Server 2012 têm sido amplamente pulverizados e otimizados em quase todas as áreas. Por exemplo, a operação foi visivelmente simplificada. Os desenvolvedores adotaram alguns conceitos de design do Windows e do Office, tornando o software muito mais intuitivo de usar. A nuvem Azure estava ligada muito mais de perto do que antes. Isto tornou possível a integração do sistema "Always On", que garante alta disponibilidade de dados e pode restaurar informações perdidas em uma emergência.
Também tem havido melhorias significativas na segurança. Por exemplo, os conjuntos de dados podem ser criptografados de forma abrangente para impedir o acesso não autorizado. Fortes medidas de segurança podem ser em detrimento do desempenho. Para evitar isso, a Microsoft desenvolveu o programa "xVelocity", que garante o máximo desempenho. Isto é particularmente notório, por exemplo, na interacção com a aplicação Sharepoint do Office.
Até ao SQL Server 2012, existia uma interface de programação sob a forma de T-SQL. No entanto, isto foi tratado com alguma madrasta. Isto mudou drasticamente: Os usuários que comprarem um dos CALs do Microsoft SQL Server 2012 encontrarão inúmeras novas funções para a interface. Mesmo o trabalho de desenvolvimento exigente pode agora finalmente ser feito como resultado.
Licenciamento dos CALs do Microsoft SQL Server 2012
Os usuários que compram um dos CALs do Microsoft SQL Server 2012 geralmente compram uma licença que depende dos núcleos de processador utilizados. Isto é vantajoso, por exemplo, para usuários que querem comprar várias licenças e executá-las individualmente em máquinas virtuais. A solução de software está disponível em uma versão para processadores de 32 e 64 bits.