Windows Server 2012 R2 RDS CALs são as licenças necessárias para acessar o Remote Desktop Services (RDS - "serviços para controle remoto de um dispositivo") do software Microsoft. Este é o sucessor do "Terminal Server". Os usuários se beneficiam do RDS de várias maneiras. Os serviços são poderosos como plataforma de trabalho e de aplicações. Além disso, os termos de uso da Microsoft são tão estritamente formulados que um RDS CAL é quase sempre obrigatório. Mesmo que muitos usuários não saibam que eles realmente têm que comprar um dos CALs R2 RDS do Windows Server 2012.
As funções mais importantes do RDS do Windows Server 2012 R2 RDS CALs
- Suporte multi-monitorial completo
- Corretor de conexão unificado e escalável para uma gestão o mais fácil possível. Isto aplica-se tanto a desktops VDI como a desktops de sessão
- Controle remoto com permissões e filtros: Os usuários podem assim ver as aplicações que foram liberadas para eles
- Gravações de áudio e feeds de áudio são suportados
- Aceleração bitmap: Útil para aplicações 3D e grandes conteúdos multimédia
- Ampla compatibilidade com uma ampla gama de aplicações
- Fácil gestão de servidores anfitriões de sessões de desktop remoto
Estes usuários devem adquirir um dos CALs do Windows Server 2012 R2 RDS CALs
Os termos de uso da Microsoft requerem a compra de um dos CALs do Windows Server 2012 R2 RDS em dois cenários. Primeiro, quando os usuários querem trabalhar remotamente com o Windows Server. Segundo, se de outra forma fosse utilizado um software de utilizador de terceiros.
O Microsoft Server 2012 vem com duas licenças de acesso remoto para administradores. No entanto, estas são realmente exclusivas para eles: as licenças só podem ser utilizadas para actividades administrativas. Neste caso, uma simples afiliação em grupo ou atribuição de funções não é suficiente. Isto está claramente estabelecido nos termos de utilização.
Em segundo lugar, a obrigação de comprar um dos RDS CALs R2 do Windows Server 2012 não pode ser contornada por software de terceiros. Se um aplicativo de terceiros tiver que acessar o Windows Server 2012 remotamente, um dos RDS CALs ainda deve estar disponível. Portanto, faz sentido optar pelos Remote Desktop Services da Microsoft desde o início, que foram optimizados para funcionar perfeitamente de mãos dadas com o Windows Server 2012 R2.
Licenças Windows Server 2012 R2 RDS explicadas em termos simples
CAL é a abreviatura de "Client Access Licence" (Licença de Acesso ao Cliente). Deve ser feita uma distinção entre dois casos diferentes: Primeiro, a licença pode ser vinculada a um dispositivo específico - por exemplo, um laptop. Isto fica claro através da marcação "Dispositivo". Alternativamente, também é possível ligar a licença a um utilizador específico. O CAL correspondente é indicado pela adição "Usuário".