Os usuários que adquirem um dos RDS CALs do Windows Server 2012 ganham acesso ao que é provavelmente a solução de software mais estável para controle remoto de máquinas servidoras, que também atende a todos os requisitos modernos. A Microsoft desenvolveu ainda mais as funções do seu predecessor Terminal Server, simplificou-as, padronizou-as e tornou-as mais poderosas.
Windows Server 2012 RDS CALs: As características centrais da solução de software
- Administração mais simples de máquinas conectadas - especialmente para máquinas virtuais
- Atribuições de funções: Os usuários só podem ver os aplicativos destinados a eles
- Suporte multi-monitorial completo
- A aceleração do bitmap foi significativamente melhorada
- RD Web Acces e "RemoteApp and Desktop Connection" foram fundidos: Isto permite o acesso à VDI e às áreas de trabalho das sessões
Em outubro de 2013, a Microsoft lançou o Windows Server 2012 R2. Este foi o espelhamento do Windows 8.1 para o sistema operacional do servidor. Os desenvolvedores lançaram assim as bases para muitas coisas que ainda hoje se aplicam. Isto aplica-se, por exemplo, ao manuseio de discos rígidos virtualizados usando Hyper-V. O Azure como solução de nuvem foi integrado muito mais de perto. Além disso, a linguagem de design foi adaptada para o Windows 8.1: O clássico desktop com menu inicial celebrou o seu regresso e substituiu os azulejos.
Estas inovações foram tão extensas que foi necessário escrever uma nova plataforma para o controlo remoto de computadores e/ou máquinas virtuais ligadas através de uma rede. A solução anterior do Terminal Server não era mais capaz de fazer isso. O Windows Server 2012 RDS CALs tomou seu lugar: RDS significa "Remote Desktop Services" (Serviços de Desktop Remoto).
Server 2012 RDS: Novo desenvolvimento com o Terminal Server como base
A Microsoft teve que tomar a decisão de continuar a desenvolver o Terminal Server ou de ousar um novo começo completo, no qual a solução anterior funcionaria apenas como base. A empresa decidiu-se pela segunda opção, razão pela qual o nome foi alterado. Isto é vantajoso para os usuários, pois vale a pena comprar um dos CALs do Windows Server 2012 RDS precisamente por causa desta decisão. Até hoje, a versão 2012 é a base para o RDS da Microsoft. Ao longo dos anos desde o lançamento inicial, os desenvolvedores têm sido capazes de eliminar todos os bugs e outros problemas de dentição. A solução de software é correspondentemente estável.
As inovações mais importantes no Windows Server 2012 RDS CALs
O Windows Server 2012 R2 trouxe melhorias significativas para a gestão de máquinas virtuais. A RDS foi concebida desde o início como uma ferramenta para poder utilizar estas optimizações. Por exemplo, tornou-se muito mais fácil aceder remotamente a uma área de trabalho virtual. A nuvem também é adequada como uma rede para fazer isso. A velocidade de trabalho foi significativamente aumentada: Por exemplo, as tarefas administrativas podem ser realizadas em tempo real através do RDS. Os usuários podem ser atribuídos papéis específicos através de filtros: Isto significa que os utilizadores remotos só vêem determinadas aplicações.
As licenças: Usuário ou dispositivo
Os CALs do Windows Server 2012 RDS diferem de acordo com o usuário ou dispositivo. Se a licença estiver vinculada a um ou mais usuários, ela traz a nota "Usuário". Se a licença estiver ligada a uma ou mais máquinas, é marcada como "Dispositivo".