Com o Microsoft Exchange Server 2019, a Microsoft fornece a pequenas e grandes empresas uma solução de software que torna a colaboração entre departamentos inteiros muito mais eficiente. Graças às licenças especiais do dispositivo (Dispositivo CALs), as empresas podem criar sistemas flexíveis para qualquer número de utilizadores por dispositivo, de acordo com as suas próprias necessidades, num instante. Para usufruir dos inúmeros benefícios do Microsoft Exchange Server 2019, os usuários precisam das licenças correspondentes para usuários individuais ou dispositivos. A Microsoft oferece tanto licenças pessoais (User CALs) como licenças de dispositivos (Device CALs) neste momento. Ambos os tipos de licença também podem ser combinados um com o outro, conforme desejado.
As licenças de usuário permitem o licenciamento pessoal do Microsoft Exchange Server 2019 para um usuário específico. Este utilizador recebe os seus próprios dados de acesso e ao mesmo tempo um acesso independente do dispositivo ao software, independentemente de estar instalado num computador estacionário no local de trabalho, num computador no home office ou num notebook para trabalho móvel.
Um dispositivo Microsoft Exchange Server 2019 CAL, por outro lado, permite que o software seja instalado em um dispositivo específico para qualquer número de usuários. Quem usa o dispositivo é, portanto, irrelevante. O Dispositivo CAL não é transferível posteriormente, ou seja, não é uma licença flutuante .